sábado, 21 de maio de 2011

#E o cenário atual...

Certo, este será o post que mais terei prazer em elaborar. Só o fato de ser uma oportunidade de descer a lenha em algo/alguém já me serve de incentivo!

Há uns dias, estava esta humilde garota a ouvir Nenhum de Nós, Ultraje a Rigor, Plebe Rude, Engenheiros do Hawaii, O Peso, Casa das Máquinas, Patrulha do Espaço, dentre outras bandas que fizeram nome entre 1970 e 1980, e me veio um estalo: QUE RAIOS DE MÚSICA É ESSA QUE ESSAS CRIANÇAS OUVEM ATUALMENTE? QUE DIABOS É ESSE TAL ROCK QUE TANTO DIZEM TER NO CENÁRIO ATUAL?

Ontem junto com um grande amigo, fiz um apanhado e e vi uns vídeos de uns artistas que como dizem "estão bombando" (me perdoa por ter escrito essa expressão, Deus). Começando por NXZero, que não tem nem muito o que falar, talvez tenha sido a primeira célula cancerígena dessa poracaria toda, confesso que tentei ouvir uma música e não deu, meu organismo rejeitou. Depois o tal Fresco, digo Fresno, uma banda de caras que fazem caras e bocas, com pinta de melodramáticos e que pensam que tatuagem e piercing os tornariam mais legais, aí como se não fosse o suficiente, tem a Pitty com uma pose de revoltadinha adolescente e uma voz horrorosa de pata rouca, uma tal de Panda Rock, que até prefiro me abster pra não descer o nível no post e pra terminar, um tal de Esteban (insira aqui alguns vocativos que seriam considerados como bullying), cujo clipe acabaram de me enviar (coincidência ou não) e que fez meu estômago dar um loop com uma música tão ruim e ridícula que só pode ser trilha sonora pro fim do mundo.

Sim, de pose todos eles entendem. Mas cadê as letras? Cadê instigação na imaginação e no senso crítico dessa juventude que a cada só se preocupa em vestir calças coladas e em pedir aos pais o tênis mais caro da loja? Olha, admito que ainda perdi meu tempo em ver algumas letras de músicas dos "artistas" citados, e não vi nada além amores mal sucedidos, um cara perdido, que não sabe pra onde vai... Um melodrama e um chororô sem fim, que dá até vontade de cortar os pulsos.

Felizmente, posso dizer que ainda peguei uma boa geração de música, que ainda tinha algum conteúdo inserido e me fazia questionar o que me rondava. E ainda hoje os ouço, porque se fosse depender da mídia pra formar meu caráter musical, provavelmente eu estaria fazendo um coraçãozinho com as mãos nesse exato momento ou cantando alguma musiquinha feita por um cantorzinho auto tune de blusinha xadrez e cabelinho arrumadamente desarrumado.

Sinceramente, não sei o que se passa na cabeça de uma criatura que absorve esse tipo de música, com tanto hino que é um tapa na cara do Brasil e da realidade, vão escutar um tal de " que você me adora, que me acha foda... " . Abre o olho, juventude, você de certo modo se torna aquilo que escutou. Não seja mais um produtinho da mídia em meio a tantos outros na prateleira. Desenvolva seu senso com bons referenciais, e não com o best-seller da semana passada.

O posto acaba aqui, e não, não recomendarei banda alguma porque tenho sim ciúme musical e não desperdiço minha bagagem. ;* E se quiserem me apedrejar, tamos aí.

6 comentários:

  1. Não vale a pena pra mídia divulgar banda boa, eles preferem alienar o pessoal.

    mas que existem bandas boas daqui existem, quase todas desconhecidas e desvalorizadas, sem patrocinio ou algo do tipo, sei disso por que participo de uma cooperativa de bandas e tem gente lá que tem mais talento do que esses merdas tudim que aparecem por ai

    ResponderExcluir
  2. A Larissoca e o velho hábito de meter o pau em tudo que não presta! RAINHA!

    ResponderExcluir
  3. Vc é uma arrogante metida a foda e naum tem direito de falar mal dos artistas

    ResponderExcluir
  4. você que diz:"Vc é uma arrogante metida a foda e naum tem direito de falar mal dos artistas "

    por que postou como anônimo??? não tem coragem de defender sua opinião cara a cara?

    se você me der explicações racionais pra gostar dessa merda que você está defendendo, eu até seria capaz de gostar, mas é fato que tais explicações não existem

    ResponderExcluir